Numa análise aos deputados que irão sentar-se no Parlamento, damos-lhe a conhecer as principais características dos seus perfis.
São 230 os deputados que irão, em breve, fazer parte da Assembleia da República. O Público fez uma análise ao perfil dos novos parlamentares e conclui que são na maioria homens, de meia-idade e licenciados.
De acordo com este jornal diário, são cerca de 48% os novos deputados, sendo que pertence ao Bloco e ao PS a maioria dos novos elementos do Parlamento português.
E dos mais de 200 deputados, a grande maioria são homens. Embora ainda estejam alguns por nomear, dos 226 já conhecidos só 33% são mulheres.
No que diz respeito à idade, embora exista uma grande variedade, o Público conclui que a média de idades é de 48 anos. Luís Valentim Pereira Monteiro, do Bloco de Esquerda, é o mais novo, com 22 anos. Já Alexandre Quintanilha, com 70 anos, é o mais velho.
Quanto ao grau académico dos deputados, 11% têm um doutoramento, 12% um mestrado e 61% uma licenciatura. Apenas 4% não possuem um grau académico superior.
Foto: Direitos Reservados
NAM/+central