Félix Rodrigues defende “financiamento diferente” para a UAç

felix uaçO cabeça de lista da coligação CDS-PP/PPM “Aliança Açores” defendeu hoje a necessidade de o Estado “financiar de forma diferente” a Universidade dos Açores (UAç), face ao que são as regras nacionais de financiamento do ensino superior, porque a academia açoriana “é singular, pela sua insularidade e tripolaridade”.

 

Após uma reunião com o Magnífico Reitor da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, Félix Rodrigues classificou a academia como “fundamental para o desenvolvimento da Região” e frisou que, nas ilhas onde existem pólos e departamentos universitários (São Miguel, Terceira e Faial), o impacto económico “é de cerca de 5% do Produto Interno Bruto destas ilhas”.

“A UAç não é uma universidade igual às outras, porque tem singularidades muito claras que têm que ver com a insularidade e com a descontinuidade territorial. Esta Universidade deve contribuir para o desenvolvimento nacional e para a afirmação internacional dos Açores. É reconhecida, em toda a parte, a capacidade de investigação dos docentes da UAç, mas não podemos ser tratados da mesma forma que o Estado trata qualquer outra universidade do País”, declarou.

Para o cabeça de lista da “Aliança Açores” existe ainda um outro problema que afeta e acarreta custos acrescidos para a UAÇ que é o facto de, “nos Açores, termos reduzida população o que também torna mais difícil a captação de alunos”, salientando que “só se consegue captar alunos pela excelente qualidade dos cursos. Em Lisboa, por exemplo, para um curso encher basta ser medíocre; aqui, o curso para ter alunos tem que ser excelente e isto também acarreta custos”.

Assim, prosseguiu o candidato que é precisamente docente da Universidade Açoriana, “percebemos que o financiamento não pode ser feito da mesma forma que se financiam universidades como a da Madeira ou as universidades do Continente. Somos nove ilhas, podíamos ter nove pólos da universidade, mas é impossível, porém, os três que existem têm que ser tratados com justiça no contexto nacional”.

 

 

 

Foto: Aliança Açores

GI Aliança Açores/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s