PS e PSD consideram que medidas europeias “defraudam” expetativas do setor do leite

ALRAAOs grupos parlamentares do PS e do PSD na Assembleia Legislativa Regional consideram que as recém anunciadas medidas europeias de apoio ao setor do leite “defraudam as expetativas dos agricultores açorianos”.

 

O socialista Duarte Moreira, coordenador do grupo de trabalho de acompanhamento do fim das quotas leiteiras nos Açores, afirmou que estas são “medidas a vulso”, não sendo mais do que um “penso rápido” para as consequências deste problema “criado pela União Europeia”, com a abolição do regime de quotas leiteiras em toda a Europa.

“A verba atribuída a Portugal é extremamente baixa face aos enormes problemas que afetam o setor. Desde logo se percebe que não houve, por parte do Governo da República, uma boa defesa dos interesses dos produtores de leite portugueses”, referiu o parlamentar.

Duarte Moreira acrescentou que “aguarda, com expetativa” a percentagem que será atribuída à Região, visto este ser um setor com um “enorme peso na economia regional”.

O PSD/Açores partilha da mesma opinião em relação às “expetativas goradas” por parte dos produtores de leite.

“Numa altura em que o preço do leite está baixo, qualquer ajuda é sempre bem vinda. A realidade é que esta verba fica muito à quem das expetativas do setor”, referiu o deputado Renato Cordeiro.

O social democrata, em todo o caso, realça que estas medidas “são um alerta” para este problema, considerando que este pode ser o “primeiro passo”.

Renato Cordeiro teme que possa haver “uma divisão” entre os agricultores açorianos e do continente, considerando que isso vai tirar “força de negociação”.

O parlamentar entende que deve existir um “consenso” entre todos os intervenientes na cadeia de comercialização, envolvendo os produtores, a distribuição e as superfícies comerciais.

 

 

+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s