O presidente do PSD/Açores acusou hoje o Governo dos Açores de ter “virado as costas” aos setor leiteiro na Região, considerando que se vivem “problemas gravíssimos” entre os produtores açorianos.
“Foi este mesmo governo que, ao longo dos anos, afirmou estar preparado, com tudo em condições, para responder ao fim do sistema das quotas leiteiras e ao que se previa vir à acontecer. Sucede que não estava preparado, não deu resposta e, agora, vive-se uma grave crise, com o governo de costas voltadas para o setor do leite”, afirmou Duarte Freitas aos jornalistas na Horta.
O social democrata considerou serem “insuficientes” as medidas anunciadas por Bruxelas, acrescentando que “é necessário fazer o que o PSD/Açores defendeu” que é a criação de um mecanismo europeu de salvaguarda da baixa do preço do leite.
Duarte Freitas salientou que é necessário, igualmente, por parte da Região, existirem as “respostas anunciadas”.
“O Governo Regional socialista protegeu, e apoiou, o então ministro da Agricultura, Jaime Silva, afirmando que a Região estaria preparada para o fim das quotas leiteiras. Nós sempre alertámos para os problemas que daí podiam advir. Neste momento temos de procurar respostas no plano da política agrícola regional e, também, no plano europeu”, disse.
O líder dos sociais democratas açorianos entende que “temos de continuar a trilhar o caminho, que defendemos desde abril, de defesa de mecanismos de salvaguarda da baixa dos preços do leite”.
“Há que garantir que estes apoios agora atribuídos possam ter outra latitude, outra ambição. Só esta matéria financeira que foi definida não é suficiente. Não podemos estar só à espera de Bruxelas. Temos de procurar respostas, dentro da Região, para esta gravíssima crise que assola este setor”, concluiu Duarte Freitas.
Foto: PSD/Açores
+central
Fui diretamente atingido por esta decisão.
Estou torcendo para que voltem atrás mas já estou me movimentando para não sofrer tanto as consequências.
GostarGostar