O secretário regional da Saúde afirmou ontem, em Angra do Heroísmo, que o novo Decreto Legislativo Regional “vem garantir que os açorianos possam ter confiança na Rede de Cuidados Continuados” que está a ser instalada na Região.
“Aquilo que o governo propõe com este Decreto Legislativo Regional é regulamentar os vários artigos que estavam previstos regulamentar no decreto de 2008, sobre a implementação da Rede de Cuidados Continuados, e vem na sequência do trabalho que o executivo regional tem vindo a efetuar na ampliação, e na correta instalação, da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados”, afirmou Luís Cabral.
O governante referiu, à saída de uma audição na Comissão Parlamentar Assuntos Sociais, que tem havido “uma expansão da rede a todas as ilhas do arquipélago”, com uma estrutura de coordenação específica, que tem vindo a trabalhar nas questões de qualidade, “para garantir que todos os açorianos tenham acesso as estes cuidados de uma forma igual”.
Luís Cabral salientou a existência de 300 camas na rede, divididas por oito ilhas, à exceção do Corvo por questões de logística.
“Estas camas exigem um número de recursos afetos e é isso que este documento vem garantir, isto é, que o doente é reabilitado, enquanto está na rede, o que, infelizmente, ainda não conseguimos garantir na ilha do Corvo”, esclareceu.
O secretário regional frisou que “hoje, podemos garantir que esta rede não existe apenas nas ilhas com mais população, mas sim uma rede que está dispersa por todas as outras”.
+central