Município de Angra do Heroísmo investe 800 m€ na rede pública de água

rede de águasO Município de Angra do Heroísmo, através dos seus Serviços Municipalizados, tem em marcha um Plano de Médio Longo Prazo de reabilitação do Sistema de Abastecimento de água, um investimento de mais de 800 mil euros.

 

O sistema de adução do concelho de Angra do Heroísmo compreende cerca de 78 quilómetros de condutas com grande diâmetro e integra 5 subsistemas com interligações que permitem efetuar transferências de água.

A água aduzida é transportada para 32 reservatórios com a capacidade global de 15800 m3.

O plano em curso abrangerá as freguesias de Ribeirinha, Feteira, Porto Judeu, São Sebastião e São Bartolomeu. A intervenção na Freguesia de São Bartolomeu encontra-se praticamente concluída.

Este plano de intervenção e investimento visa colmatar os desgastes detetados no atual sistema de abastecimento de água para consumo humano, uma vez que, em algumas zonas, as condutas da rede têm cerca de 30 anos, são constituídas por tubagem de PVC e ferro galvanizado, apresentando grande desgaste de material, conduzindo a roturas frequentes que implicam interrupções no fornecimento aos consumidores, bem como elevadas perdas de água.

Prevê-se a remodelação dessas condutas durante o corrente ano, prevendo-se 2 fases de intervenção:
Na 1ª Fase está prevista a remodelação da rede de distribuição de água da Canada de Belém à Cruz de Regatos, num valor estimado em cerca de trezentos e trinta e nove mil e quinhentos euros;
Na 2ª Fase proceder-se-à à ampliação da rede de adução, incluindo a execução de uma nova adutora; nesta fase o investimento rondará os quatrocentos e setenta e dois mil euros.

O lançamento destas obras representam um importante investimento na remodelação da rede pública de abastecimento do concelho, prevendo a substituição de cerca de 3 km de condutas e a ampliação e reforço do Reservatório da Roseira.

Esta obra permitirá minimizar as roturas e perdas na adução a uma grande parte da zona nascente da ilha. Os reflexos vão-se sentir ao nível da redução das perdas de água e da diminuição dos custos de manutenção associados às frequentes roturas a que as redes existentes estão sujeitas, melhorando substancialmente o abastecimento de água à população.

Relativamente à expansão da rede esta obra irá acabar com as falhas de fornecimento, principalmente na época de estio, melhorando substancialmente o abastecimento de água à população.

 

 

 

Foto: CMAH

CMAH/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s