O município da Praia da Vitória apresentou hoje a XVI Feira Gastronómica do Atlântico, um evento orçamentado em 110 mil euros.
A edição de 2015 conta com a presença de três novos restaurantes, no sentido de reforçar a oferta existente. Para além da participação destes restaurantes, o evento mantém a aposta no espaço “Azores by Chefs”, com vista a conciliar a tradição e a inovação.
Segundo Tibério Dinis, vereador da Cultura da autarquia praiense, a Feira Gastronómica do Atlântico “apresenta um variado leque de restaurantes, contribuindo para a dinamização do espaço e promoção da gastronomia, que assume um papel preponderante na nossa identidade cultural”.
“Este local, que constitui um dos principais atrativos das Festas da Praia, tem marcado pela diferença, qualidade, segurança e higiene alimentar, valores essenciais ao seu sucesso, que contribuem fortemente para a sua projeção no exterior”, referiu.
O responsável municipal enfatizou ainda a vertente educativa presente na criação deste evento, salientando a sua importância na partilha de experiências e saberes, que são fundamentais para o crescimento profissional dos alunos e demais participantes.
“A Feira Gastronómica do Atlântico, pela diversidade e qualidade apresentadas, constitui um dos pilares das nossas festividades, representando um marco no panorama gastronómico nacional”, disse.
Na opinião de Domingos Borges, diretor da Feira Gastronómica do Atlântico, continua a aposta no espaço “Azores by Chefs”, que “concilia a cozinha de autor, com produtos da Região, e a gastronomia tradicional”.
“Mantemos ainda o espaço “Venda Açoriana”, destinado à mostra e venda de produtos regionais, que conta com o apoio da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores”, concluiu.
Os restaurantes participantes são “Carne Arouquesa” (Arouca), que se estreia na Praia da Vitória; “A Gruta” (Alentejo) e “O Palhinhas Gold” (Ribatejo), que regressam à Feira Gastronómica; e os habituais, nomeadamente “O Típico” (Mealhada); “Tasca Algarvia” (Algarve); “José do Rego” (Açores); e “Torres” (Minho).
No que concerne às charcutarias, o espaço conta com “Sabores Serranos”, da Serra da Estrela; “Bísaro”, de Trás-os-Montes; e “Marquês, O Alentejano”, do Alentejo.
Quanto às pastelarias, participam na Feira Gastronómica “Amêndoa Doce”, de Bragança”; “O Capote”, de Setúbal; e “O Forno”, dos Açores.
Estarão ainda presentes a “Sabores de Lés a Lés” (Ginja de Óbidos) e a “Quinta dos Açores”, com gelados.
A Feira abre ao público às 18h00 do dia 31 de julho, encerrando à meia-noite do dia 09 de agosto.
Foto: CMPV
GI CMPV/+central