Medidas apresentadas pela República “baseiam-se no PREIT”

Vasco CordeiroO presidente do Governo dos Açores afirmou após a reunião com o Governo da República que as medidas apresentadas para minimizar a redução do contingente norte-americano na Base das Lajes baseiam-se “no trabalho dos Açores, contemplado no Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT)”.

 

Satisfeito pelo reconhecimento do trabalho realizado na Região, Vasco Cordeiro entende que agora segue-se “um “trabalho aturado de análise pormenorizada do que foi apresentado”, por forma a “articular e dar resposta às solicitações que estão previstas no PREIT”.

O governante recordou que a decisão da Administração dos EUA de reduzir a sua presença na Base das Lajes resulta “numa situação extraordinária que deve merecer uma resposta extraordinária, na sua configuração e nos seus meios”, adiantando que hoje foi “dado mais um passo neste trabalho”, que interessa que tenha desenvolvimentos concretos e práticos.

Vasco Cordeiro considerou, ainda, que “um aspeto fundamental tem a ver com o impacto ambiental que a decisão norte-americana carrega” e que, no PREIT e agora confirmado pelo grupo de trabalho criado pelo Governo da República, se estima que possa alcançar um montante próximo dos 1.050 milhões de euros.

“Este é um aspeto fundamental neste processo, relativamente ao qual nós entendemos que os EUA não podem estar isentos de uma atuação concreta no sentido de evitar que essa pressão ambiental, que deriva da sua presença militar na ilha Terceira, possa resultar em dano ambiental efetivo”, salientou.

 

 

 

Foto: GRA

GaCS/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s