O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia (SRMCT) afirmou hoje na Horta que o executivo regional tem a intenção de “interditar a pesca do goraz” entre 15 e 31 do corrente mês de julho.
“A pesca do goraz, que está sujeita a uma quota anual, foi muito boa no início do ano. Até este momento foram capturadas mais de 460 toneladas, que correspondem a 68% da quota disponível na Região”, referiu Fausto Brito e Abreu.
O governante entende que a análise do impacto de eventuais perdas a curto prazo, com uma interdição temporária da pesca da espécie, representa uma estimativa de benefícios no final do ano, quando os preços de primeira venda e comercialização desta espécie são mais favoráveis.
O SRMCT está a elaborar uma portaria que interdite, temporariamente, a pesca desta espécie, tendo pedido pareceres aos conselheiros do Conselho Regional das Pescas (CRP).
“Até agora, a maioria dos pareceres recebidos são favoráveis a esta paragem”, revelou o secretário regional.
Recorde-se que a União Europeia estipulou para a pesca do goraz nos Açores, em 2015, uma quota de 678 toneladas e para 2016 uma quota de 507 toneladas.
+central