X Degraus d’Angra na próxima quinta-feira

Numero exemploA décima edição dos “Degraus d’Angra” corre-se na próxima quinta-feira, a partir das 18h30, marcando dez anos de uma original prova, onde os atletas são desafiados a cumprir em contra-relógio a subida da Passagem Silva Sarmento, que liga o Jardim Duque da Terceira ao obelisco da Memória, em Angra do Heroísmo.

A prova integra o programa desportivo das festas Sanjoaninas, estando a organização este ano a cargo na nova Associação Cultural Marcha dos Veteranos. As inscrições decorrem no secretariado das festas, podendo ser feitas também no local de partida (jardim de cima, junto à estufa), até 20 minutos antes da prova, e o evento tem o apoio da Associação de Atletismo da Ilha Terceira.

Os mais de 250 degraus, entremeados por calçada típica, formam um exigente percurso, sendo o recorde pertencente ao atleta local Jorge Nunes, que em 2008 estabeleceu a marca de 1m05,14. Na edição de 2013, Vitória Rodrigues passou a ser a recordista feminina, com 1m39,06.

Segundo o mentor do evento, Miguel Sousa Azevedo, “os Degraus d’Angra ganharam o seu espaço depois da edição inaugural de 2006, sendo sempre bem acolhidos pelas diferentes equipas das Sanjoaninas. Este ano, a prova cumpre dez edições e esperamos ter uma boa adesão de partcipantes”, explicou.

“Na Terceira, correm-se atualmente três provas do género: a de Angra, os Degraus da Praia e os Degraus do Algar do Carvão, a cargo dos Montanheiros. É uma realidade única”, referiu ainda o organizador.

 

 

 

MAzevedo/+central

 

Deixe um comentário