A eurodeputada do PSD/Açores denunciou que “falta estratégia ao governo regional para combater problemas no setor do leite”.
Sofia Ribeiro, que falava numa conferência de imprensa em Ponta Delgada sobre a situação em que se encontra o setor dos laticínios nos Açores, referiu que o Parlamento Europeu dispõe “de instrumentos já trabalhados que podem ser aproveitados pelos Açores para fazer face aos problemas que se estão a registar com o fim do regime de quotas leiteiras”.
A eurodeputada açoriana garantiu que tem verificado “disponibilidade das instituições para analisar as pretensões dos Açores”, mas lamentou as dificuldades “que têm sido sentidas pela falta de uma estratégia regional para enfrentar estes problemas” recordando que o Parlamento Europeu “já reconheceu a necessidade de apoiar os produtores da Região”.
“Ainda há poucos meses atrás, o governo regional dizia que o sector do leite estava preparado para enfrentar as consequências da liberalização, mas a verdade é que durante anos andou a ignorar os apelos do PSD/Açores para que fossem criados mecanismos que protegessem os agricultores”, disse Sofia Ribeiro, assegurando que “a disponibilidade das instituições europeias para atender aos pedidos dos Açores tem esbarrado na falta de fundamentação técnica que suporte esses pedidos”.
Sofia Ribeiro recordou que “vivemos uma fase em que não podemos defender as nossas posições apenas pedindo dinheiro para os nossos problemas. Temos de fundamentar esses pedidos e para o fazer é fundamental conhecer o preço do leite e a sua variação em cada uma das ilhas dos Açores”.
A eurodeputada social-democrata açoriana considera, por isso, “que se a Região fizer o seu trabalho de casa será mais fácil defender posições conjuntas e estratégicas” e recordou que no Parlamento desenvolveu várias iniciativas para a criação de um mecanismo financeiro de compensação e estabilidade para os produtores afetados pela descida acentuada do preço do leite.
Tem, igualmente, sido desenvolvido um trabalho que permitiu “resultados importantes nos apoios para o programa de distribuição de leite e de fruta nas escolas onde foram alcançadas majorações para as regiões ultraperiféricas”, entre outras medidas.
“Não podemos continuar a baixar o preço do leite na nossa Região”, disse Sofia Ribeiro, defendendo “uma maior ação na certificação e na valoração dos produtos lácteos regionais”.
Foto: PSD/Açores
GI PSD/+central