Governo quer “incutir cultura de turismo” na sociedade regional

11744O diretor regional do Turismo referiu que o Governo Regional quer “incutir uma cultura de Turismo” à sociedade açoriana e para tal “estamos na fase final da elaboração do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores com o Horizonte 2020”.

 

“Pretendemos perceber se estamos a caminhar no bom sentido e se temos de fazer correções no percurso dos últimos anos. Também já estamos a avançar com a revisão do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores, onde vamos definir os factores que podem ser potenciados para melhorar o desenvolvimento de um sector cada vez mais importante para a economia regional”, afirmou João Bettencourt.

Numa entrevista ao jornal Público, o governante acrescentou ainda que “este ano de 2015, é um ano, não digo histórico, mas muito importante para o desenvolvimento do turismo”.

“É uma nova realidade, e temos tido taxas de ocupação bastante elevadas. O Governo Regional criou infraestruturas que fizeram com que o sector do turismo crescesse gradualmente. No campo privado, foram feitos investimentos, nomeadamente na hotelaria e na animação turística, que dotam os Açores de uma grande oferta”, disse.

No entender de João Bettencourt a expectativa é que “haja um efeito multiplicador”, ou seja, que “os turistas que viajam para São Miguel passem também a visitar as restantes ilhas”.

O diretor realçou que “face à concorrência, as companhias de bandeira — SATA e TAP — têm baixado bastante as tarifas aplicadas”.

“Uma das premissas que este governo tem é que a sustentabilidade está sempre em primeiro plano. Desde 2008, foi criada uma figura que é o parque natural de ilha, que existe nas nove ilhas e são áreas que carecem de medidas preventivas. É um trabalho constante para preservar o património, que diz respeito à nossa bio e geodiversidade”, afirmou.

“Acredito que os Açores ainda têm bastante capacidade de carga para acolher mais visitantes. Temos é que cumprir as normas”, constatou.

Relativamente à formação e criação de emprego, o governante entende que “será fundamental termos serviços de qualidade e recursos humanos devidamente qualificados”.

“O Governo Regional vai avançar com acções concretas de sensibilização para a população, para que percebam a importância do receber bem. E, a partir do próximo ano lectivo, as crianças do primeiro e segundo ciclos vão começar a ter na disciplina de cidadania conceitos associados ao turismo”, afirmou.

“O que queremos é incutir uma cultura de turismo a toda a sociedade açoriana”, concluiu.

 

 

 

Foto: GRA

Público/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s