O presidente do grupo parlamentar do PS/Açores referiu na sessão plenária do parlamento regional que a Comissão Bilateral Permanente do Acordo de Cooperação e Defesa EUA – Portugal “permitiu alguns avanços e a consolidação de um quadro de eventuais usos alternativos para a Base das Lajes, no âmbito de um relatório que está a ser elaborado pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos”.
Berto Messias realçou as decisões tomadas nas questões laborais referindo que “haverá um aumento do número de trabalhadores que ficam na Base das Lajes, aumentando o número inicial previsto de 378 para 405 trabalhadores. Ainda neste âmbito, foi conseguido que as autoridades norte-americanas dêem prioridade absoluta às situações em que os trabalhadores pretendem sair por mútuo acordo”.
O parlamentar realçou ainda as evoluções ao nível da requalificação de infraestruturas para usos alternativos da Base e a necessidade de uma intervenção mais active dos norte-americanos no processo de descontaminação das zonas afectadas por poluição devido ao uso da Base nas últimas décadas.
“Infelizmente, várias vezes na atual legislatura, este compromisso e este consenso foi quebrado pelo maior partido da oposição, o PSD/Açores, que em determinadas alturas não resistiu a tentar protagonismos mediáticos e oportunismos partidários em detrimento do interesse de todos”, lamentou.
Acrescentou ainda que “esperamos que essa fase já tenha passado e que se juntem, de fato, a todos os partidos políticos nesta luta, de forma séria e leal”.
Numa declaração política, Berto Messias valorizou também o “esforço diplomático do Presidente do Governo” neste assunto, bem como “o trabalho de todos os aliados dos Açores”.
Foto: PS/Açores
GPPS/+central