O PSD/Açores afirmou hoje na Horta que “os problemas económicos e sociais da ilha Terceira não se resumem aos acontecimentos da Base das Lajes, como querem fazer parecer o governo regional e a bancada parlamentar do PS”, mas sim ao “histórico desinteresse que ambos vêm demonstrando”.
Segundo António Ventura “a demagogia do PS quer fazer resumir à Base das Lajes os problemas da economia terceirense, quando há problemas graves que resultam da falta de investimento na ilha e das muitas promessas não cumpridas pelos vários governos socialistas”.
“Não tente o governo regional arranjar desculpas na Base das Lajes para a ineficácia da sua gestão”, acrescentou.
O social democrata lembrou que o governo regional “descuidou-se ao longo dos anos no que se refere à importância dos Açores no exterior. Com isto, não temos um conceito regional estratégico, assim como não temos uma verdadeira política externa”.
“E agora é preciso um esforço de todos, de modo a que não se passe esta imagem de luta constante para o exterior. Uma imagem que apenas beneficia quem está a negociar connosco, mas que é muito negativa para os açorianos”, adiantou o deputado.
Entre outras iniciativas, António Ventura recordou o chumbo socialista em plenário de um Projeto de Resolução “para estudar a geoestratégia e a geopolítica dos Açores”, considerando que “o governo regional e o PS apenas olharam à origem dessa e de outras propostas. E o único problema foi ser o PSD a propor a realização daquele estudo”, concluiu.
GI PSD/+central