A comissão política de ilha do Corvo do PSD/Açores denunciou ontem que a empresa que efetua o transporte marítimo de mercadorias entre as Flores e o Corvo não está a cumprir o número de ligações a que está obrigada.
“O caderno de encargos do serviço público de transporte marítimo de mercadorias entre as Flores e o Corvo obriga à realização de duas ligações semanais entre as duas ilhas. Mas, nos últimos meses, a empresa à qual foi adjudicado o serviço apenas tem efetuado uma ligação semanal”, afirmaram, em comunicado, os social-democratas corvinos.
Os dirigentes do PSD/Açores da ilha do Corvo salientaram que o “incumprimento do caderno de encargos está a prejudicar gravemente os corvinos”, dando como exemplo o facto de haver carga nas Flores com destino ao Corvo há mais de uma semana “a aguardar transporte”.
Os social-democratas do Corvo acrescentaram que “o mestre da embarcação Ariel põe e dispõe do serviço conforme lhe apetece” e consideraram que esta situação é “inaceitável”.
Hoje, o secretariado de ilha do Partido Socialista no Corvo veio lamentar que o PSD “não se fundamente adequadamente, lançando notas de imprensa imprecisas, que em nada contribuem para a informação dos corvinos e dos açorianos em geral. O valor do transporte marítimo de cargas é de aproximadamente 265 mil euros por ano e não de um milhão de euros, conforme divulgado pelo PSD/Açores”.
Os socialistas salientam em comunicado que “a empresa tem demonstrado a preocupação de fazer uma ligação no dia seguinte ao da descarga do navio da Transinsular com a carga imediatamente disponibilizada, transportando em poucos dias a carga resultante da desconsolidação dos contentores”.
“Mesmo em semanas em que não há navio nas Flores, têm sido realizadas todas as viagens necessárias para garantir o fluxo adequado de mercadorias entre as ilhas das Flores e do Corvo”, acrescentam.
Os dirigentes do PS no Corvo referem que “é lamentável que o PSD/Açores apenas se lembre da ilha do Corvo para referenciar casos isolados, sem ter noção das causas dos mesmos, abusando de instrumentos populistas e demagógicos”.
“O PS Corvo gostaria ainda de lembrar ao PSD que os Açores são nove ilhas, algo que parece não ser inteiramente compreendido pela atual liderança social democrata”, concluem.
Foto: Direitos Reservados
+central