A representação parlamentar do PCP na Assembleia Legislativa Regional pediu hoje a demissão de Vítor Fraga do cargo de secretário regional do Turismo e Transportes por considerar que o governante “não tem quaisquer condições políticas para continuar a exercer o cargo”.
“É o seu pedido de demissão que o Povo açoriano está à espera. É o seu pedido de demissão que este parlamento aguarda, não porque isso lhe exigiram mas porque essa é a única posição politicamente digna para quem exerce as funções públicas que V. Ex.a executa”, referiu Aníbal Pires na sua intervenção no debate da Interpelação ao Governo Regional sobre “As conclusões do relatório do Gabinete de Prevenção e de Investigação de Acidentes Marítimos relativo ao acidente do navio Gilberto Mariano em São Roque do Pico”, apresentada pela Representação Parlamentar do BE.
O parlamentar acrescentou que “é mesmo necessário pedir a sua demissão. A sua atitude tornou urgente o que já se começava a tornar óbvio, que V. Exa. não tem quaisquer condições políticas para continuar a exercer o cargo para o qual foi mandatado”.
“A sua demissão tornou-se urgente e não porque o PCP Açores espere que as políticas e o exercício do poder executivo se altere mas, para mostrar ao Povo Açoriano que nesta Região se assumem responsabilidades políticas e que a impunidade política não pode fazer escola”, salientou.
Na conclusão da intervenção, Aníbal Pires afirmou que “as responsabilidades políticas serão devidamente avaliadas no seio da Comissão de Inquérito mas face ao que já é conhecido e, sobretudo, às suas palavras e ações depois da divulgação do relatório V. Exa. só tem uma opção política, demita-se Senhor Secretário Regional do Turismo e Transportes”.
Foto: CDU/Açores
GI CDU/+central