Oposição quer “correção imediata” de informação turística em Angra do Heroísmo

2656Os grupos municipais do PSD e do CDS-PP em Angra do Heroísmo solicitaram o agendamento de uma Recomendação à câmara socialista visando “a imediata retirada das novas placas de sinalização turística, de modo a que os textos em inglês das mesmas possam ser corrigidos”.

 

Luís Rendeiro e Graça Silveira, presidentes das Comissões Políticas Concelhias de PSD e CDS-PP respetivamente, fizeram seguir para o Presidente da Assembleia Municipal um documento onde solicitam a correção das placas de informação turística que, por estes dias, têm vindo a ser colocadas o centro histórico da cidade, mas que apresentam incorreções “grosseiras” ao nível da tradução para a língua inglesa.

Sociais-democratas e populares entendem que caso as placas não sejam corrigidas “os turistas vão continuar a rir” e que “Angra passará, assim, a ‘Cidade Património Mundial do Humor’”.

“A cidade de Angra do Heroísmo foi contemplada com uma série de placas toponímicas de bom efeito visual, dignas de figurar nas ruas Património Mundial em que passamos todos os dias. No entanto, o que lá está escrito é de tal forma incorreto que levanta várias questões quanto ao seu processo de fabrico. Não que existam incorreções factuais, longe disso. O problema é que os textos ao serem traduzidos para Inglês, apresentam erros grosseiros, os quais sugerem que ou ninguém verificou a tradução realizada, ou, se existiu verificação, a mesma foi feita de forma desleixada, senão mesmo incompetente, dada a forma como a tradução deturpa os conteúdos que se pretende transmitir aos turistas”, lê-se no preâmbulo da Recomendação assinada pelos dirigentes partidários.

“Uma das mais elementares regras da tradução é, precisamente, não traduzir à letra, daí que Straight Street (o nome dado à Rua Direita) possa vir a ser conhecida no estrangeiro como ‘Rua Heterossexual’ e Top of the Holes (que se deveria entender por Alto das Covas…) possa deixar os visitantes a pensar o que diabo estará, afinal, em cima dos buracos”, prosseguem.

“Nas grandes e nas pequenas coisas, parece que estamos entregues a pessoas sem experiência, pouco profissionais, contratadas por quem tendo responsabilidades de gestão das coisas públicas deveria garantir que os dinheiros públicos são de facto bem gastos. São de lamentar os sucessivos fracassos que têm sido a colocação de placas de sinalização turística no Centro Histórico de Angra do Heroísmo. Já é a terceira vez que se colocam placas e que as mesmas falham nos seus objetivos”, constatam Luís Rendeiro e Graça Silveira.

Assim, defendem PSD e CDS-PP, “está na altura da Câmara de Angra assumir o erro, pedir desculpa e mandar retirar estas placas de sinalização turística, procedendo à correção das que puderem ser corrigidas. E então sim, dotar a nossa cidade de equipamentos dignos e cuja mensagem sirva os desígnios de um centro classificado, com monumentos e locais importantes como aqueles que estão em questão na Zona Classificada de Angra do Heroísmo.

Exige-se um trabalho digno de promoção da nossa cidade. As placas, tal como estão, não servem”.
Os Líderes dos Grupos Municipais social-democrata e democrata-cristão advogam que “a Câmara prestou um mau serviço, que deve corrigir, em vez de deixar teimosamente agravar a situação, que já é motivo de chacota, um pouco por toda a parte, extravasando mesmo as fronteiras da nossa ilha”, reforçando que “custa a crer que os textos originais tenham sido traduzidos por um instituto da especialidade, que a qualidade do trabalho tenha sido a que foi e que a Autarquia, que tem técnicos da área do Património, bem como gente com conhecimentos da língua inglesa na vereação, tenha aceite um trabalho tão mau e permitido a colocação das placas na cidade, tal com elas estão”.

Assim, os Grupos Municipais do PSD e do CDS-PP vão solicitar a aprovação de uma Recomendação à autarquia socialista no sentido “da imediata retirada das novas placas de sinalização turística, de modo a que os textos em inglês das mesmas possam ser corrigidos. Após a referida correção, as placas em causa deverão voltar a ser colocadas nos correspondentes locais no Centro Histórico de Angra”.

 

 

 

Foto: CDS-PP/Açores

GI CDS-PP/+central

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s