Município de Angra lança programa de promoção da qualidade de vida dos idosos

fotos_00001A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo desenvolveu o programa “Haja Saúde” que tem como principal objetivo “promover a qualidade de vida dos idosos do concelho e contribuir para que estes tenham uma vida ativa com saúde”.

Guido Teles, Vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo afirmou que “este projeto é uma das grandes prioridades para a Câmara Municipal ao nível da sua política desportiva, sendo um dos objetivos desta política voltar a ter atividades para os idosos não só a nível físico, mas também, a nível cognitivo e de relaxamento, que visem o aumento de qualidade de vida e bem estar, abrangendo todas as instituições que acolhem idosos do nosso concelho, desde os Altares até São Sebastião, estimando-se alcançar um número superior a 1000 idosos em todo o concelho”.

Este projeto que contempla atividades diárias de manhã e de tarde, destina-se a todos os idosos, utentes dos centros de convívio, centros de dia ou lares e reformados residentes no Município de Angra do Heroísmo e não apresentará
quaisquer custos para os participantes nem para os respetivos núcleos ou centros de todas as freguesias do concelho de Angra do Heroísmo.

Através da transversalidade das áreas a Câmara Municipal pretende implementar estratégias diversificadas que possam desenvolver o estado biopsico-social do idoso, passando a intervenção pela educação permanente, vista
como um processo que facilita e promove a participação do idoso como um cidadão capaz, produtivo e participante da sociedade, resgatando a sua integração social e a dignidade como ser humano.

O Vereador de Angra do Heroísmo afirmou ainda que “desta forma possibilitamos e contribuímos para que os idosos do concelho envelheçam com autonomia, o que promove a saúde em vez da doença, implicando a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável, com o objetivo de retardar as alterações fisiológicas, psicológicas e patológicas. Não existem limitações para uma vida com qualidade. O essencial é ter uma alimentação saudável, estar integrado na sociedade e exercitar o corpo e a mente”.

 

 

Foto: CMAH

GI CMAH/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s