Região investe na formação dos pescadores

4333O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que o Governo dos Açores “tem aumentado o investimento” na formação de pescadores, como parte de uma estratégia que visa “aumentar os rendimentos” destes profissionais.

Nesse sentido, foi apresentado ontem, em São Miguel, um Curso de Pescador que vai certificar cerca de duas dezenas de formandos de modo a obterem a cédula de inscrição marítima.

Os selecionados para este curso de 200 horas, que arranca segunda-feira, exerciam a sua atividade apenas com autorizações de embarque.

“Esta aposta na formação pretende também dignificar a profissão”, frisou Fausto Brito e Abreu, defendendo que “os pescadores devem ser bem preparados para o trabalho no mar” e que o acesso à atividade deve ser criterioso.

O investimento na formação de pescadores está em linha com o programa do Governo dos Açores, pretendendo atribuir capacidades aos profissionais da pesca para melhor valorizarem o produto do seu trabalho e melhor gerirem os recursos que exploram.

A intensificação da formação dos profissionais do setor é uma das medidas previstas no documento estratégico ‘Melhor Pesca, Mais Rendimento’, apresentado por Fausto Brito e Abreu ao Conselho Regional das Pescas a 30 de abril.

No decorrer deste ano, está prevista a realização de cursos de formação de pescador nas ilhas Terceira, Faial e Pico e de cursos de arrais em São Miguel e na Terceira, onde também vão ser realizados exames para arrais de pesca costeira.

No início de 2016 prevê-se a realização de um curso de pescador na ilha Graciosa.

 

 

Foto: Direitos Reservados

GaCS/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s