Andreia Cardoso entende que o associativismo “fomenta a democracia”

Cabral_cardoso 030A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Ponta Delgada, que “o associativismo dá corpo a uma postura alternativa ao crescente individualismo das sociedades modernas, contraria a manutenção e a consolidação de assimetrias do desenvolvimento e combate a apatia e o abstencionismo”.

“No âmbito de uma democracia representativa, o associativismo pode ser entendido como um indicador dessa mesma democracia”, frisou Andreia Cardoso, explicando que “essa atuação concertada contribui para se alcançarem, com maior eficácia, objetivos comuns”.

A Secretária Regional, que falava à margem do 11.º aniversário da Associação de Seniores de São Miguel, realçou que “o associativismo assume-se como fator essencial à promoção do desenvolvimento social, cultural e também económico da Região e de cada uma das suas comunidades”.

“Estamos determinados em persistir neste caminho de afirmação da nossa identidade, de procura das melhores respostas para a nossa realidade, promovendo a participação da sociedade civil e colocando a Autonomia ao serviço dos Açorianos”, frisou Andreia Cardoso.

Para a Secretária Regional da Solidariedade Social, o associativismo “cria as condições para investimentos individuais em benefício de objetivos que assumem caráter coletivo, solidário e com capacidade sustentada de intervenção social, política, cultural, económica e de coesão do tecido comunitário”.

Andreia Cardoso salientou ainda que a opção política de construir uma rede regional de respostas sociais, em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as Misericórdias, é “o exemplo do reconhecimento do valor do associativismo para o desenvolvimento da Região e para a promoção da qualidade de vida de todos os Açorianos”.

“Este entendimento de associativismo e o reconhecimento da sua importância está subjacente ao vasto leque de parcerias público-sociais estabelecidas entre o Governo Regional e as instituições de solidariedade social, assentes na partilha de objetivos e interesses comuns”, afirmou.

 

 

GaCS/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s