Angra do Heroísmo recebe reunião da Organização das Cidades Património Mundial

DCIM100MEDIADJI_0087.JPG

A próxima reunião do Conselho de Administração da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) realiza-se em Angra do Heroísmo, quinta e sexta-feira, no Centro Cultural e de Congressos.

O Conselho de Administração, que tem atualmente na Presidência Basílio Horta, Presidente da Câmara de Sintra, vai ocupar-se, neste encontro, com a preparação do Congresso Mundial da OCPM, que este ano se realiza de 3 a 6 de novembro, em Arequipa, no Perú.

Na agenda de trabalhos está, também, a discussão dos programas e projetos City2City, Film Project on the OWHC; The Jean-Paul- L´Allier Prize for Heritage; International Video Production Competion My City, our World Heritage e Youth on the Trail of World Heritage.

Para além de Basílio Horta, participam nesta reunião o Secretário-Geral da OCPM Denis Ricard, a Secretária Geral adjunta, Lee Minaidis, e os Presidentes das Câmaras de Bruxelas, Lyon, Puebla, Quebec, Safranbolu, Valparaiso e Varsóvia.

No espaço de dois meses, esta é a segunda reunião de organismos da Organização das Cidades Património Mundial, que abrange 250 cidades Património da Humanidade de todo o mundo, a realizar-se em Angra do Heroísmo.

Recorde-se que, no passado mês de março, teve lugar nesta cidade uma reunião de projetos, organizada pela Secretaria Regional da Europa do Sul/Mediterrâneo, que contou com a participação das cidades de Córdoba, Aranjuez, Cidade Velha, Elvas, Évora, Granada, Oviedo, Strasbourg, Sintra e Segóvia.
Nesse encontro, foram debatidos temas como a Mobilidade, a Juventude e o Turismo sob a ótica do Património, bem como outros assuntos de relevância para os seus membros como as Artes Locais ou a Poluição Visual.

O Presidente da Edilidade angrense, Álamo Meneses, considera que a escolha de Angra do Heroísmo para a realização de encontros internacionais a este nível “é o reconhecimento da importância da cidade no contexto dos centros urbanos da lista de Património Mundial da UNESCO” e, ao mesmo tempo, “oportunidades de divulgação dos valores culturais, patrimoniais e paisagísticos da cidade, do concelho, da ilha e dos Açores”.

 

 

Foto: CMAH

GI CMAH/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s