Combate ao desemprego na agenda do novo Governo da Madeira

511756O programa do XII Governo da Madeira, hoje divulgado, estabelece como um dos objetivos principais responder, de “forma mais eficiente”, às pessoas em situação de desemprego, e considera a coesão social como um “desígnio regional”.

“O objetivo principal do Governo é proporcionar uma resposta mais eficiente à população que se encontra em situação de desemprego e de exclusão social, através da implementação de políticas de emprego que incluam fatores de inovação e de aproximação entre os vários agentes económicos e sociais, públicos e privados”, lê-se na proposta do executivo liderado por Miguel Albuquerque.

O capítulo dedicado à Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, tutelada por Rubina Leal, refere que no combate ao desemprego, o Governo insular considera ser uma prioridade “promover uma eficaz utilização dos instrumentos financeiros disponibilizados no Programa Operacional Madeira 14-20”.

Em matéria de políticas de promoção de emprego, sustenta que a “aposta será desenvolver medidas direcionadas para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, que potencie o fomento de postos de trabalho”, apontando que importa “simplificar, modernizar e tornar mais eficientes os serviços prestado pelo Instituto de Emprego”.

Estabelece ainda, como orientações estratégicas, o reforço da atuação na área do desemprego jovem, o incentivo ao empreendedorismo, a promoção de programas de reconversão e requalificação de competências e a parceria com outros organismos, o reforço da divulgação de medidas ativas de emprego e o facultar de uma melhor orientação profissional.

Quanto à estratégia de intervenção social, o Governo Regional aponta como eixos prioritários o combate à pobreza, assegurando a proteção, inclusão e coesão social, enunciando medidas como o reforço do trabalho das comissões de proteção de crianças e menores ou a ampliação da rede de famílias de acolhimento.

O executivo madeirense também elegeu como aposta o combate à violência doméstica, com o reforço da rede de parceiros no plano regional.

Na proposta de atuação para os próximos quatro anos, o Governo de Miguel Albuquerque indica que vai criar medidas vocacionadas para as famílias com graves privações de rendimentos, agilizando o programa de ajuda alimentar, garantindo a atribuição de alimentos, alargando a rede de lojas sociais e assegurando ajuda económica de emergência.

Outros objetivos referidos são o apoio a pessoas em situação de sem abrigo e a aposta na promoção da família e natalidade.

Dinamizar as entidades de economia local, valorizando e aproveitando as capacidades instaladas e equipamentos sociais existentes, e apoiar projetos de economia solidária são outros objetivos constantes do programa do Governo Regional da Madeira na área social.

 

 

Foto: Direitos Reservados

NAM/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s