Município de Angra do Heroísmo disponibiliza rede wi-fi gratuita

unnamedA Câmara Municipal de Angra do Heroísmo vai disponibilizar internet wi-fi gratuita em algumas zonas do centro da cidade a partir do próximo mês de junho.

Praça Velha, Largo Prior do Crato, Pátio da Alfândega, Praça Almeida Garrett, Rua de São João, Rua da Palha, Rua da Esperança, Jardim Duque da Terceira e Mercado Municipal de Angra do Heroísmo são os nove locais onde estão a ser instalados os “hot spots” (pontos de acesso) gratuitos de acesso à internet, que vão estar interligados de modo a que os utilizadores não tenham que voltar a conectar-se sempre que mudem de zona.

O vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Guido Teles, disse que a rede de internet gratuita deverá estar a funcionar em pleno por altura das Sanjoaninas 2015.

A instalação da rede de acesso à internet sem fios no centro da cidade de Angra do Heroísmo resulta de um contrato de fornecimento de telecomunicações de três anos celebrado pela autarquia com a Portugal Telecom (PT) com um encargo anual de 37 mil euros.

Guido Teles revelou que com esse contrato celebrado a 7 de abril com a PT a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo vai poupar cerca de 140 mil euros por ano no que se refere aos custos com telecomunicações fixas, móveis e internet, para além de passar a dispor de mais serviços e de melhor qualidade.

“Toda a rede de comunicações entre os vários edifícios e serviços da autarquia é constituída por ligações por cabo de fibra ótica. Trata-se de um investimento da autarquia que foi efetuado ao longo dos últimos anos e que vai permitir uma melhoria da qualidade das comunicações”, afirmou.

O contrato prevê a disponibilização pela PT de um centro de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, em português e inglês para os utilizadores finais. Prevê, ainda, uma controladora central, redundante, que permita a otimização do acesso ao meio e a gestão e monitorização de toda a rede.

Para além do acesso gratuito à internet no centro da cidade, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo pretende disponibilizar pela mesma via aos turistas uma aplicação para telemóveis com informação turística em português e inglês do concelho e também mapas com GPS com a indicação dos principais pontos de interesse a visitar.

 

 

Foto: CMAH

GI CMAH/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s