O mau tempo, que deixou duas ilhas dos Açores sob aviso vermelho, não provocou estragos graves até ao momento, de acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
“Não registámos ocorrências muito graves, apenas alguns esgotos entupidos, sobretudo em casas particulares, por acumulação de folhas, e uma cedência de pavimento, numa rotunda na Fajã de Baixo, mas os carros estão a circular e a PSP já está no local”, salientou, em declarações à Lusa, fonte da Proteção Civil.
As ilhas do grupo oriental (São Miguel e de Santa Maria) estiveram sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, até às 15 horas de hoje, devido à previsão de chuva forte e trovoada.
Durante a madrugada e manhã, a Proteção Civil registou um deslizamento de terras e algumas inundações em São Miguel.
A SATA divulgou também, em comunicado, que as condições meteorológicas afetaram hoje as ligações aéreas nos Açores.
“A ligação direta entre Lisboa e a ilha do Pico assim como outras ligações, devido à referida instabilidade meteorológica nos aeroportos açorianos, estão a ser reprogramadas com especial atenção à proteção de todos os passageiros envolvidos, de modo a que possam terminar as suas viagens com destino às diversas ilhas dos Açores no mais curto espaço de tempo”, adiantou a companhia aérea.
Com o “deslocamento da depressão”, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o grupo oriental sob aviso laranja, até às 22 horas, devido à chuva forte, bem como o grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico), que estava apenas sob aviso amarelo.
Foto: Direitos Reservados
NAM/+central