O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), coordenou, na madrugada de 6 de maio, as operações de busca e salvamento de 14 tripulantes de 5 veleiros que navegavam a cerca de 500 milhas náuticas (930 km) a Sul do arquipélago dos Açores.
Os alertas começaram a ser recebidos no MRCC Delgada cerca das 02:00, dando conta das graves avarias infligidas nas embarcações, resultantes das condições meteorológicas muito adversas que se fazem sentir no Atlântico-Norte, comprometendo a sua capacidade de navegar e obrigando assim aos pedidos de socorro.
Ao início da noite concluíram-se 3 das 5 missões de salvamento, tendo sido recolhidos sãos e salvos 8 náufragos.
Quatro dos náufragos foram recuperados pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) numa exigente missão, que durou cerca de 12 horas sob ventos na ordem dos 50 nós (cerca de 90 km/h) e ondulação de 10 metros que muito dificultaram a operação de resgate.
Os outros quatro náufragos foram recolhidos por dois navios mercantes que foram desviados pelo MRCC Delgada, e que os recolheram para bordo com sucesso.
Encontram-se ainda a decorrer as operações de resgate de 6 tripulantes de dois veleiros, entre as quais duas crianças, salvamento que se espera vir a ocorrer durante as próximas horas.
Foram empenhados nesta missão, duas aeronaves C-295M e um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa (FAP), verificando-se ainda a necessidade de reforçar estes meios com uma aeronave C-130J da Guarda-Costeira norte-americana.
Estes meios encontram-se todos nos Açores, precisamente por ocasião do exercício de busca e salvamento aSARex15, suspenso, entretanto face ao empenhamento de todos estes meios nas 5 missões reais.
Foto: Direitos Reservadores
CZM Açores/+central