A primeira medida do PS é um subsídio para trabalhadores pobres

SONY DSCAntónio Costa recebe esta terça-feira no Largo do Rato o documento elaborado por 12 economistas em que se sustenta a posição económica do PS face às propostas políticas que pretende apresentar aos portugueses.

O líder socialista já tinha dado o mote há dias. “10% das pessoas que têm emprego e trabalham estão abaixo do limiar da pobreza. Como é que, com esta realidade, o primeiro-ministro fala dos custos do trabalho?”, questionava António Costa.

A verdade é que o ‘combate’ a esta desigualdade será uma das primeiras medidas a apresentar pelo secretário-geral do Partido Socialista. Segundo dá conta o Diário de Notícias, a equipa de 12 economistas, liderada por Mário Centeno, apresentará uma proposta de subsídio para os trabalhadores considerados oficialmente pobres.

Na prática, este apoio será dirigido a pessoas que ganham até 411 euros por mês, sendo que as estatísticas do INE apontam para que haja cerca de 440 mil pessoas nesta situação. Ou seja, trabalham mas não conseguem deixar a pobreza.

Esta subvenção será uma espécie de complemento salarial anual, permitindo aos trabalhadores que não conseguem um rendimento anual que lhes permita ficar acima da linha de pobreza ganhar mais alguns euros.

A expetativa é que com este apoio, cujo acesso será calculado a nível familiar e apurado tendo em conta o IRS, permita a estes trabalhadores aumentar o seu poder de compra.

O custo será de aproximadamente 350 milhões de euros por ano, sendo uma medida que se pagará a si própria, uma vez que, de acordo com a convicção socialista, aumentando o rendimento a propensão ao consumo aumenta, fazendo crescer a base de coleta de impostos.

 

 

Foto: Direitos Reservados

NAM/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s